favorite_border

Chantilly cobertura e bicos russos

Publicado em: 17/06/2016 - Confeitaria Fina
7 votos
  • wb_incandescent Dificuldade: Fácil
  • timer Tempo de preparo: 0h0m
  • local_dining Rendimento: porção

Ingredientes

Chantilly a base vegetal que baste

Modo de preparo

Dicas de como bater chantilly base vegetal
1-Para estabilizar o chantilly, para que fique bem firme, para cada ½ litro de chantilly colocar 1 colher (sopa) de gelatina incolor hidratada e derretida em 5 colheres(sopa) de água quente( não ferver a água), esperar esfriar e colocar junto ao chantilly antes de bater.
2-Chantilly líquido vegetal em caixa, não precisa ser guardado na geladeira antes do uso.
3- Colocar no freezer 1/2 hora antes de bater o chantilly vegetal, para aplicar no bolo, e pode até cria com pedacinhos de gelo. Quanto mais gelado estiver o chantilly antes de bater, melhor será o resultado
4-Bater somente ½ litro de chantilly de cada vez.
5-Modo de bater, primeiro bater velocidade mínima, para não espirrar muito, depois aumentar para velocidade máxima até atingir os picos, e colocar em velocidade mínima por mais um pouco para tirar o excesso de ar.
6-Deve-se colocar os saborizantes como pastas, sucos, pós saborizantes, chocolate líquido, antes de bater o chantilly.Para cada ½ litro de chantilly usar 1 xícara (chá) de saborizantes.
7-Para colorir de várias cores, bater só em branco, depois separar e acrescentar os corantes em gel, a gosto e misturar bem. Para colorir de vermelho tingir primeiro de rosa, ou laranja e depois colocar o corante vermelho. Para conseguir a cor preta, primeiro colocar gotinhas de todas as cores, vai ficar um cor escura, só depois tingir da cor preta.
8-Para montagem do chantilly em aros, untar com desmoldante antes aplicar.
9- Pode-se congelar o chantilly vegetal depois de batido por até 90 dias. E para usar o chantilly congelado, retirar do freezer, degelar um pouco e depois colocar um pouco de chantilly em líquido e bater, ainda bem gelado.
10-Fazer flores de chantilly, colocar em cima de uma base, papel manteiga, ou tapete de silicone e congelar, primeiro em aberto, depois em recipientes fechados por até 90 dias. Retirar do freezer no dia de aplicar no bolo, e as flores ficam perfeitas.
11-Caso o chantilly fique muito duro e seco rasga ou racha o papel de arroz aplicado.
***************
ATENÇÃO o chantilly base animal é diferente do base vegetal. Para bater o chantilly a base animal, é necessário observar o ponto de picos e desligar a batedeira logo, pois senão vai virar manteiga e não tem mais como recuperá-lo.
Para cada bolo de 3 andares utilizar 1 litro de chantilly.
Bicos usados flores com bicos russos, e laterais 2D da Wilton, ou outros a escolher de acordo com o tipo de trabalho desejado..
Texto de Nancy Neide F
Fotos de Daniela Bolos

Receitas Relacionadas

3 comentários announcement

jordana-wolpp

Boa tarde! Adorei sua receita mas tenho uma dúvida, se eu colocar a gelatina antes de bater no chantilly gelado não vai empelotar? Obrigada

nancyneidef

Jordana, como voce pode observar pede-se para derreter a gelatina antes de juntar ao chantilly, e a mesma deve estar fria. Não empelota. Obrigada, volte sempre.

deuzeny

Oi Nancy , tudo bem ? Eu novamente com minhas duvidas, tentei fazer o Chantilly estabelizado, idratei e derrete, esperei esfriar a gelatina, coloquei no Chantilly bem gelado e comecei taber,para minha surpresa ,talhou como se fosse um Chantilly fresco, criou Pelotas parecido manteiga. fiz como manda a receita. Uma pergunta vc testou esta receita? O que vc me diria . desde ja muito obrigada. Desculpe o incomodo. Tenha uma boa noite. bjus.

nancyneidef

Deuzeny, eu já fiz a receita sim, e deu certo. Tente colocar no freezer, e quando estiver bem gelado, bata de novo com um pouco de leite condensado gelado, ou com o próprio chantilly da caixa, também gelado. Espero que dê certo. Abraços.

deuzeny

Oi Nancy , Td bem? Desculpe ,mas tenho duvida ,nao entende essa parte(-Chantilly líquido vegetal em caixa, só vai para a geladeira depois de aberto. 3-Bater o chantilly vegetal com pedacinhos de gelo, colocar no freezer por ½ hora antes de bater para aplicar no bolo).Primeiro fala que o Chantilly so vai ageladeira depois de aberto, e depois bater o Chantilly com pedacinhos de gelo, colocar no freeze por 1/2 hora. o Chantilly ? sera que e o que entende,bater o Chantilly em temperadura ambiente,com pedacinho de gelo e depois levar ao freeze por 1/2 horas antes de usar no bolo? desculpa mas estou confuse. desde ja muito obrigada. Uma otima semana.bjus. Deuzeny

nancyneidef

Ótima semana para voce também Deuzeny. Abraços.

nancyneidef

Quando diz que vai para a geladeira depois de aberto, é porque não é necessário guardar na geladeira caso não vá usar. Porém, antes de usar levar ao freezer para gelar bastante, e depois bater. Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas me pergunte.