favorite_border

Massa folhada

Publicado em: 29/01/2016 - Confeitaria Fina
1 voto
  • wb_incandescent Dificuldade: Difícil
  • timer Tempo de preparo: 0h0m
  • local_dining Rendimento: porção

Ingredientes

Massa:

250g de farinha de trigo peneirada

50g de manteiga gelada em cubinhos (sem sal)

1 colher  chá) de sal

150ml de água gelada

Para folhar:

200g de manteiga em temperatura ambiente (sem sal)

30g de farinha de trigo

Modo de preparo

Massa

Em um tigela grande misturar a farinha com o sal, e a manteiga, misturando com as pontas dos dedos até fazer uma farofa.  Em seguida acrescentar a água, trabalhando a massa até formar uma bola. Colocar água que baste para para conseguir a textura macia. Não sovar a massa.Esta massa pode ser feita no processador, porém bater até formar a bola.Levar a geladeira dentro de um plástico por 30 minutos.

Para folhar

Com uma espátula misturar a manteiga com a farinha formando uma pasta. Entre dois plásticos modelar uma placa quadrada de 12 cm aproximadamente. Fechar o plástico e levar esta placa a geladeira para que fique firme. Se a manteiga endurecer muito deixe um pouco fora da geladeira antes de usar.

A massa e a placa de manteiga devem estar com consistência parecida para serem usadas.

Preparo da massa junto a placa de manteiga

Em uma superfície  enfarinhada, abrir a massa deixando o centro mais grosso, coloque a placa da manteiga em cima na diagonal, e dobrar as abas  cima da manteiga, em forma de envelope , fechando bem. Retirar o excesso de farinha da massa com o auxílio de um pincel macio. Abrir a massa formando um retângulo comprido,  enfarinhando a bancada e a massa. Dobrar um terço da massa e retire o excesso de farinha, dobrar o outro terço por cima, completando a primeira dobra. Fazer novamente um retângulo comprido como o anterior com a massa. Dobrar em três partes e embrulhar no plástico, levando à geladeira por no mínimo 30 minutos. Aqui completou-se duas dobras. Marcar com a ponto do pincel dois sinais na massa , para saber quantas dobras foram feitas.

Retirar da geladeira e repetir  os passos acima, fazendo um total de 4 voltas na massa. Levar novamente a geladeira por mais no mínimo 30 minutos.

Por último repetir os primeiros passos acima, fazendo as duas últimas voltas na massa, ficando em um total de 6 voltas.

Levar para gelar, bem embrulhada em plástico, até a hora de usar. Caso o clima esteja muito quente, fazer uma volta de cada vez e retornar a geladeira. Pode-se colocar gelo na bancada de mármore para resfriar um pouco, retirar o gelo, secar bem e polvilhar farinha de trigo.

Esta massa serve para fazer folhados com recheios doces e recheios salgados.

Receita e foto de Nancy Neide F.


Receitas Relacionadas

Nenhum comentário announcement