favorite_border

Quinoa com vegetais free gluten

Publicado em: 10/03/2019 - Acompanhamentos e entradas
nenhum voto
  • wb_incandescent Dificuldade: Fácil
  • timer Tempo de preparo: 0h0m
  • local_dining Rendimento: porção

Ingredientes

1 xícara (chá) de quinoa cozida

Vegetais picados cozidos que baste a gosto

Podendo usar, grão de bico, tomate picado, lentilha, cenoura picada, beterraba picada, ervilha, vagem, milho, etc.

Para cozinhar a quinoa pode-se usar 2 xícara (chá) caldo de legumes ou água e sal.

Para o tempero

Refogar em 1 colher sopa de azeite ½  cebola branca picada, alho, salsa, cebolinha verde, sal e outros temperos a gosto

Modo de preparo

Primeiramente nós vamos

1- Cozinhar os vegetais ou legumes a serem usados, escorrer e reservar.

Podendo usar, grão de bico, tomate picado, lentilha, cenoura picada, beterraba picada, ervilha, vagem, milho, etc.

2 - Lavar 1 xícara (chá) de quinoa em uma peneira fina e escorrer.

3 – Em uma panela colocar 2 xícaras (chá) de água ou suco de legumes, 1 xícara (chá) de quinoa e levar ao fogo, deixando cozinhar por 15 minutos. Desligar o fogo, e deixar a panela tampada por mais 5 minutos. Se sobrar água, escorrer. Reservar.

4 – Em uma outra panela refogar com 1 colher sopa de azeite ½  cebola branca picada, alho, salsa, cebolinha verde, sal e outros temperos a gosto, e em seguida misturar os vegetais já cozidos com a quinoa também cozida. Desligar o fogo e servir como entrada ou acompanhamento. 

Benefícios para a saúde:

Perfil nutricional da quinoa. A quinoa é naturalmente sem glúten e contém ferro, vitaminas do complexo B, magnésio, fósforo, potássio, cálcio, vitamina E e fibras. Ela é um dos poucos alimentos vegetais considerados uma proteína completa, composta por todos os aminoácidos essenciais.

A quinoa além de saborosa, pode ser uma grande aliada nos cuidados com a saúde devido à presença de vários nutrientes em sua composição.

Apesar de não ser um cereal propriamente dito do ponto de vista botânico, a quinoa possui as mesmas propriedades nutricionais desses grãos, se destacando, inclusive, como um dos mais benéficos entre todos eles. O grão da quinua (ou quinoa) é oriundo dos Andes e há registros de que ele já é consumido há mais de oito mil anos pelos incas. Desde a década de 90, os seus efeitos no corpo humano vêm sendo estudados por especialistas de todo o mundo e os resultados têm sido bastante positivos, sendo considerado um alimento funcional na prevenção e cura de diversas doenças. Não é à toa que a quinoa é considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um “superalimento”, ou seja, um dos mais nutritivos de todo o mundo, ultrapassando todos os demais e sendo equiparado apenas ao leite materno.

O grão é encontrado em diversas cores – variando entre o amarelo e o vermelho – e pode ser inserido na alimentação de várias formas. Ele pode ser usado no preparo de receitas ou até mesmo em substituição ao arroz nos pratos mais tradicionais. Além disso, por ser livre de glúten, o que a diferencia dos demais cereais, a quinoa pode ser usada no lugar da farinha de trigo para preparar pães, bolos, tortas, massas, bolachas, biscoitos, entre outros, se tornando uma ótima opção para pacientes celíacos, que têm intolerância ao glúten.

1 – Reduz o colesterol

2 – Ajuda a emagrecer

3 – Livre de glúten

4 – Controla os níveis de açúcar no sangue

5 – Ajuda no ganho de massa muscular

6 – Previne doenças cardiovasculares

7 – Combate a anemia

8 – Protege os ossos

10 – Fortalece o sistema imunológico

Receita de Nancy Neide e pesquisa sobre quinoa site Tudo Ela.

Receitas Relacionadas

Nenhum comentário announcement