favorite_border

Bolo de iogurte e dicas brilhantes

Publicado em: 04/01/2016 - Bolos e Tortas doces
nenhum voto
  • wb_incandescent Dificuldade: Fácil
  • timer Tempo de preparo: 1h00m
  • local_dining Rendimento: 12 porções

Ingredientes

4 ovos batidos separados
1 pitada de sal
1 colher (chá) de raspas de casca de laranja
100 gramas de manteiga
2 colheres (sopa) de óleo
1 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de iogurte
1/2 xícara (chá) de leite
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento em pó químico

Modo de preparo

Bolo
Bater na batedeira as claras em neve e reservar.
Bater na batedeira as gemas peneiradas com a pitada de sal, as raspas de laranja, o açúcar, o óleo e a manteiga, por 5 minutos ou até que forme um creme fofo e esbranquiçado.
Em uma tigela grande misturar todos os ingredientes com o batedor fouet, e por último as claras em neve, delicadamente.
Levar para assar em uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo, em forno pré aquecido 180o C por 40 minutos até que doure, ou até que espetando um palito dentro o mesmo saia limpo. Deixar esfriar, desinformar e saboreá-lo com um delicioso café, ou chá, ou leite, ou chocolate quente, ou comer puro mesmo...
Pode-se usar esta receita para fazer bolos com base para recheios e confeitados.
Receita, foto e texto acima de Nancy Neide F.

Dicas brilhantes de como fazer um bolo perfeito

Antes de começar fazer o bolo, separar em cima de uma bancada todos os ingredientes e medi-los corretamente.
Para uma massa de bolos de textura ideal é necessário que os ovos e a manteiga estejam em temperatura ambiente. Tirar os ovos e a manteiga 30 minutos antes de usá-los.
Seguir as medidas corretas solicitadas na receita. Usar uma balança bem calibrada para pesar os ingredientes, e usar copo, xícaras e colheres com medidas padronizadas.
O ideal para obter uma massa boa é usar uma boa batedeira, porém caso não a tenha, use um bom batedor de arame, conhecido como batedor fouet, seguindo a técnica solicitada na receita.
As técnicas básicas para o preparo do bolo são a espumosa e a cremosa.
Usando a técnica espumosa começa-se batendo as claras em neve, acrescenta-se as gemas e o açúcar e no final a farinha de trigo. Colocar manteiga, óleo, líquidos e fermento, caso a receita peça.
Pode-se também bater os ovos inteiros com o açúcar, aumentando bastante o volume,por até 10 minutos. Depois acrescentar os outros ingredientes pedidos na receita, misturando tudo, até encontrar uma mistura homogênea.
O pão-de-ló é uma massa espumosa, e o uso do fermento químico nem sempre é solicitado na receita. As claras são as responsáveis pela leveza da massa.
Ao bater as claras em neve, tomar o máximo de cuidado para não deixar cair gema e usar um batedor de arame da batedeira ou manual.
A massa cremosa leva ovos, açúcar, farinha de trigo, líquidos, manteiga ou óleo ou azeite.É necessário que se use fermento para dar leveza a massa e auxílio no processo de cozimento.
Usando a técnica de massa cremosa, primeiro bate as gemas com a manteiga e o açúcar. Ao formar um creme homogêneo e esbranquiçado, acrescentar os líquidos, a farinha de trigo, e por último o fermento e as claras em neve.
É necessário que siga a ordem para acrescentar os ingredientes, para que as reações químicas se processem adequadamente.
Bater a massa além do tempo necessário resulta em um bolos murchos ou embatumados, os quais não crescem e ficam massudos.
Abrir o forno várias vezes, enquanto a massa está começando a crescer, vai fazer com que o bolo murche. Se a temperatura do forno está correta, sempre a 180º C, médio, não há necessidade de abrir o forno nos primeiros 30 minutos. Após este tempo é que o bolo começará a dourar.
Para verificar se o bolo está assado, após 25 a 30 minutos em que o bolo já está no forno, e está dourado, usar um palito de madeira espetando-o no centro e o mesmo deverá sair limpo, sem massa grudada nele.
O tempo do bolo no forno vai depender do tipo de forno, e do tipo de formas usadas para assá-lo.
Deve-se peneirar as farinhas usadas, para evitar grumos.
Verificar sempre a data de validade do fermento em pó químico e consumir até 3 meses, após aberto o frasco, mesmo que a validade esteja vigorando.
Se o bolo não crescer, pode ser problemas com a temperatura do forno ou perda de ação do fermento , ou fermento adicionado muito tempo antes de levar o bolo ao forno. Logo que se coloca o fermento na massa, sua ação é imediata, por isto é necessário levar o bolo para assar.
O sal ajuda a realçar o sabor dos bolos.
O cremor de tártaro faz parte da composição do fermento em pó, e costuma ser usado com o bicarbonato de sódio.
Deve-se colocar a forma centralizada no forno, e na grelha do meio. A massa deve ocupar 2/3 do tamanho da forma.
Untar as formas e polvilhar com farinha de trigo deixa os bolos mais dourados e fáceis de desinformar.
Bolos assados em formas untadas com açúcar são mais difíceis de desinformar e devem ser ligeiramente aquecidos para se soltarem das mesmas.
O uso do papel manteiga auxilia na hora de desinformar o bolo mas não deixa dourar, no fundo e dos lados.
Pode-se usar o spray desmoldador, que é muito bom.
Cortar o papel toalha de boa qualidade, forrar o fundo da forma, pincelar manteiga ou margarina, despejar a massa em cima, fica excelente. Cuidado em usar papel toalha que já foi reciclado, não é aconselhável. É importante estar usando sempre material de qualidade para oferecer com segurança um bom produto alimentício.
Polvilhar com farinha de trigo as frutas e chocolate que entrarão na massa antes de levar ao forno, para evitar que as mesmas fiquem depositas no fundo da forma.
Não colocar frutas em excesso, pois vai desequilibrar a estrutura da massa.
O bolo desmorona caso seja desinformado antes de terminar de assar, ou se ele for retirado da forma muito quente.
Retirar o bolo do forno, deixar em cima de uma grade, e só desinformar depois que ele estiver morno ou frio.
Escolher massas tipo pão-de-ló para bolos que serão recheados, e polvilhar uma fina camada de açúcar refinado antes de aplicar o recheio.....
Cheiro de ovos....Para que os bolos não fiquem com cheiro de ovo:
...Coar as gemas sem raspar o fundo da peneira, só bater para que as mesmas escorram.
...Colocar 1/2 colher (chá) de baunilha junto, enquanto bate os ovos
....Bater os ovos, se claras e gemas juntos, ou só as gemas com o açúcar, por no mínimo 10 minutos em velocidade alta.
...Verificar se o bolo está assado, pois a massa crua fica com cheiro de ovos....
...Colocar 2 colheres de água enquanto bate ovos inteiros, ou só gemas.

Receitas Relacionadas

Nenhum comentário announcement