favorite_border

Bolo de rolo

Publicado em: 29/07/2016 - Bolos e Tortas doces
nenhum voto
  • wb_incandescent Dificuldade: Fácil
  • timer Tempo de preparo: 0h0m
  • local_dining Rendimento: porção

Ingredientes

Recheio de goiabada:
200g de goiabada picada,
 4 colheres de sopa de água ou mais que baste.

Massa:
200g de margarina em temperatura ambiente;
200g de açúcar refinado;
5 ovos ou 250g de ovos se os mesmos forem pequenos;
200g de farinha de trigo.


Modo de preparo

Recheio
Preparo: junte os ingredientes, leve ao microondas por 1 minuto para derreter ou pode derreter no fogão... a goiabada tem que derreter totalmente.

Massa

Bata a margarina com o açúcar até formar um creme esbranquiçado, adicione os ovos um por vez sem parar de bater... continuar batendo até ficar um creme branco e VC sentir que o açúcar dissolveu no creme. Por último acrescenta a farinha de trigo, batendo em velocidade baixa só para incorporar no creme. Obs.: ligar o forno no inicio do preparo a uma temperatura de 180°. Untar 3 assadeiras para rocambole medindo mais ou menos 30x42 com bastante margarina e polvilhar farinha de trigo. Dividir a massa nas 3 assadeiras e espalhar muito bem - a camada tem que ficar bem fininha. Levar ao forno por mais ou menos 7 minutos (vai depender do forno - o meu levou 9 minutos). Retirar do forno e espalhar a goiabada derretida (uma camada bem fininha) por toda a massa, enrolar a massa ainda quente. Depois coloca a outra massa no forno, deixa assar, retira do forno, espalha a goiabada e enrola o primeiro rolinho nessa massa. Repete o mesmo processo com a terceira massa. Deixa descansar por 12 horas para a massa e o recheio esfriar e as camadas ficarem definidas. Corte as extremidades para servir! Polvilhe açúcar de confeiteiro.

OBS.: 1 - para fazer igual ao da foto do post, não precisa enrolar a massa. É só quando retirar a massa do forno, passar o recheio e ir empilhando as massas. Umas 6 camadas de massa para ficar com uma altura boa. Deixa esfriar, e corta com o cortador de sua preferência. Por último, pode polvilhar açúcar de confeiteiro.
2- Pode trocar o recheio de goiabada que é o tradicional por doce de leite, um brigadeiro, etc.
3- A validade do rocambole de goiabada ou o de doce de leite, segundo a professora do curso que fiz é de 45 dias, eles bem embalados com filme PVC e armazenados em potes com tampa. Os outros, de 10 a 15 dias, mas nunca fiz para durar tanto tempo.
4- O bolo de rolo pernambucano tem as camadas de massa e de recheio muito finas, se for um pouco mais grossa, já é rocambole.
5- Para fazer a massa de chocolate, acrescente 3 colheres de sopa de chocolate 50% cacau. VC pode acrescentar umas gotinhas de corante em gel se quiser colorir a massa.
6 - Enrolo diretamente da forma, sem precisar passar para pano úmido nem nada.
Fonte Vanusa Silva

Receitas Relacionadas

Nenhum comentário announcement