favorite_border
Mousse cream cheese
Publicado em: 04/05/2016 - Doces e Sobremesas- wb_incandescent Dificuldade: Fácil
- timer Tempo de preparo: 0h0m
- local_dining Rendimento: porção

Ingredientes
Camada de Bolo:
Camada de Mousse (Recheio):
Ganache de Chocolate e Café (cobertura):
- 240 g de Claras de ovo (cerca de 7)
- 120 g de chocolate negro
- 180 g de açúcar fino
- 70 g de farinha para bolos
- 150 g de chocolate (70% cacau)
- 200 g de leite condensado
- 50 ml de licor de Chocolate e Café - usei GoldBee
- 4 folhas de gelatina
- 200 ml de natas (para bater)
Modo de preparo
Bolo
Pré-aquecer o forno a 170ºC e preparar uma forma (rectangular), untando as laterais e colocando uma folha de papel vegetal no fundo.
Colocar o chocolate a derreter em banho-maria.
Bater as claras até formar picos moles. Em seguida, adicionar o açúcar, uma colher de sopa de cada vez, e continuar a bater até formar picos mais duros. Juntar o chocolate (derretido) e envolver em velocidade mínima, apenas até misturar.
Retirar o recipiente da batedeira e peneirar a farinha para cima da mistura de claras e chocolate. Com a ajuda da espátula envolver tudo cuidadosamente.
Deitar a massa na forma e levar ao forno, cerca de 20 minutos, ou até que ao espetar o palito este saia limpo.
Mousse
Misture o chocolate derretido com o leite condensado e o licor.
Coloque a gelatina a demolhar em água fria por três minutos. Escorra e leve ao lume, em banho-maria, mexendo sempre até derreter (isto eu faço sempre no microondas).
Bata bem as natas até ficarem bem firmes. Junte as natas batidas e a gelatina derretida com o preparado de chocolate.
Ganache
Mexa energicamente até obter uma calda lisa e brilhante.
Montagem
Corte o bolo ao meio (no sentido longitudinal) e coloque uma metade no tabuleiro (o mesmo onde cozeu o bolo). Despeje o recheio, alise e cubra com a outra metade do bolo.
Leve ao frigorífico até solidificar a mousse (cerca de 1/2h).
Retire do frio e regue com o ganache de chocolate e café.
Leve de novo ao frio, para solidificar.
Sugestão de apresentação: Cortar o bolo com cortadores redondos ou quadrados. (Na falta destes, cortar com uma faca, em quadrados)
Pode ainda optar por desfazer grosseiramente o bolo e fazer camadas alternadas deste e de mousse, usando taças para o efeito.
Fonte Olívia Rocha
http://www.alquimiadostachos.com
Política de moderação dos comentários