favorite_border

Pasta americana com dicas segredos para bolos, cupcakes , docinhos, modelagens e flores

Publicado em: 30/05/2019 - Escola de Bolos
nenhum voto
  • wb_incandescent Dificuldade: Média
  • timer Tempo de preparo: 0h0m
  • local_dining Rendimento: porção

Ingredientes

12g de gelatina em pó incolor sem sabor hidratada

1/2 xícara (chá) de água

2 colheres (sopa) de gordura hidrogenada

2 colheres (sopa) de glucose de milho

600g a 1,500g de açúcar impalpável ou mais, até dar o ponto de abrir a massa com um rolo.

1 colher (sopa) de essência de amêndoa ou outra a gosto

Modo de preparo

Primeiro vamos hidratar 12g de gelatina sem sabor incolor.

Dissolver a gelatina em 6 colheres (sopa) de água fria, descansar por 6 minutos.

Colocar em uma tigela refratária e levar ao micro-ondas, por aproximadamente 15 segundos ou banho maria para dissolver 12g de  gelatina hidratada  junto a 2 colheres (sopa) de glucose e 2 colheres (sopa) de gordura hidrogenada, o restante da água, e aguardar até que os ingredientes fiquem derretidos e misturados. Não deixar ferver.

Deixar amornar. Acrescentar  açúcar de confeiteiro impalpável aos poucos até formar uma pasta que ainda grude nas mãos. Este é o  primeiro ponto da pasta.

Pode-se colocar na tigela da batedeira de massa pesada, os ingredientes preparados derretidos com a  metade do açúcar impalpável,  somente para misturar, em velocidade baixa, usando o batedor raquete.

Nesta etapa temos o primeiro ponto da pasta que deve ser embrulhada em filme plástico. Deixar descansar por 12 horas. No primeiro ponto a pasta pode ser guardada na geladeira, ou ficar em temperatura ambiente.

Após este tempo,  colocá-la  na bancada, em cima de um tapete de silicone, ou de plástico grosso, acrescentar mais açúcar impalpável, sovar até o ponto de soltar das mãos, sendo este o segundo ponto da pasta, quando não gruda mais das mãos e fica a marca dos dedos. A quantidade do açúcar impalpável usado poder ser de até 1 e ½ kg ou mais.

Forma-se uma pasta elástica, na consistência ideal, bem firme para abrir com rolo, cobrir bolos, cupcakes e fazer modelagens e flores. Adicionar corantes e essências a gosto.

Em climas de alta umidade do ar, acrescentar 1 colher (chá) de CMC.

Em climas secos usar 1 colher (sopa) de glicerina.

Para modelagens diversas e flores,  acrescentar 1 colher (chá) de CMC misturado a 1 colher (sopa) de açúcar impalpável, em porções para  1 xícara (chá) de pasta.

Deixar descansar por 4 horas e usar. Use sua criatividade e faça maravilhas com esta pasta.

Antes de cobrir o bolo, passar uma cobertura pastosa, podendo ser glace buttercream, ou ganache, ou doce de leite ou geleia de brilho e aplicar a pasta americana.

São muitas dicas e segredos para fazer uma pasta americana caseira, leia abaixo mais informações sobre esta linda pasta americana.


E bom saber que....

Para que possamos conseguir uma pasta americana cobertura excelente, o equilíbrio dos ingredientes, como também o uso correto das medidas padronizadas, faz toda a diferença.

Utilizar a quantidade de água indicada, sem acrescentar ou reduzí-la.

Deve-se utilizar as margarinas destinadas a culinária, ou gordura vegetal em temperatura ambiente.

As margarinas que são elaboradas para uso culinário, de boa qualidade, possuem uma quantidade de água reduzida em relação as outras margarinas comuns. É necessário que tenham alto teor de lipídeos, em torno de 80%.

Nesta receita foi usado, gordura vegetal, gelatina sem sabor e incolor,  glucose de milho branca, e açúcar impalpável, o qual tem adição de amido de milho em sua composição.

Colocar a quantidade de açúcar que baste, aos poucos, para conseguir o ponto de abrir a pasta com o rolo e aplicar. Iniciar com 400 gramas de açúcar, até acertar o ponto.

O primeiro ponto da pasta é quando ela ainda gruda nas mãos. Pode-se guardar a pasta que sobrar em saco plástico bem fechado e em local seco e fresco. Sua durabilidade é de aproximadamente 15 dias. Caso coloque na geladeira, embalar bem para que não pegue umidade.

Depois de alguns dias, a pasta estará dura. Para reutilizá-la, colocar a mesma no microondas por 3 a 6 segundos com 1 colher (café) de margarina, ou de gordura hidrogenada, e sovar bastante até voltar a ter a mesma textura. Não precisa adicionar mais açúcar.

Tirar da geladeira, deixar em temperatura ambiente por algumas horas e em seguida acrescentar mais açúcar impalpável até atingir o segundo ponto de desgrudar das mãos, abrir com o rolo e cobrir o bolo, ou usar para modelagens. Conforme for recebendo mais açúcar, a pasta vai tomando forma.

Quando os dedos ficarem marcados na pasta, sem que ela esteja grudando mais nas mãos, é hora de parar de acrescentar o açúcar, pois terá atingido o ponto ideal.

A pasta americana feita para cobrir o bolo, em seu segundo ponto, de soltar das mãos, deve ser utilizada ao terminar de abrir com o rolo, imediatamente, caso contrário ela perde a textura ideal e pode aparecer rachaduras com mais facilidade.

As diferenças climáticas, local seco ou úmido, alteram a quantidade de açúcar a ser usado. Caso o clima for muito seco, acrescentar 1 colher (sopa) de glicerina.

Em climas de umidade alta do ar, acrescentar 1 colher (chá) de CMC. Caso coloque o CMC, misturar em um pouco de açúcar antes de colocar junto aos outros ingredientes, pois evita criar grumos.

Quanto mais sovar a pasta, mais macia e elástica ela ficará.

Melhor corante para ser usado para tingir a pasta americana é o corante gel. Para pintar o corante em pó e o gel.

Aplicar o corante gel com um palito, em pequenas quantidades, até conseguir a cor desejada.

Sovar bem a pasta até incorporar todo o gel.

O corante em gel é muito concentrado, portanto, para as cores claras, deve-se tomar o cuidado de não colocar gel demais, porque a cor poderá ficar mais escura que o desejado.

Corante líquido: utilizado apenas com aparelhos de tingimento, conhecidos como \"Aerógrafos\". 

O corante em pó dourado, prateado e perolado, existem apenas na versão em pó. Para incorporar a massa é necessário diluir o mesmo no álcool de cereais, ou em qualquer outra bebida branca que contenha álcool, ou essência de limão e aplicar com um pincel no local desejado.

O mesmo vale para todas as cores de corante em pó.

Ao aplicar corante preto ou vermelho, deixe a massa descansar até obter as cores.

Segredinhos para obter as cores vermelha e preta:

Usar corante laranja e rosa na pasta, antes de aplicar o corante vermelho. Deixar descansar antes de trabalhar a pasta.

Usar corante verde escuro, marron antes de aplicar o corante preto. Deixar a pasta descansar antes de trabalhar com a mesma.

Para colar a decoração feita em pasta americana, sobre um bolo coberto também com pasta, usa-se água em pequena quantidade através de um pincel, desde que o enfeite que está sendo colado no bolo, não esteja seco, caso contrário apenas o glacê real poderá servir de cola.

Portanto, deve-se colar com glacê real, os enfeites feitos em pasta americana que já estejam secos na hora da aplicação no bolo.

A pasta americana não deve ser exposta à umidade, por isto os recheios do bolo devem ser mais consistentes e firmes.

O bolo pronto não deve ser guardado na geladeira para que não haja alteração na consistência da cobertura.

Procure utilizar essências neutras, como a de baunilha, ou amêndoa para não anular o sabor do bolo ou combine a essência com a massa e o recheio do bolo.

Seguindo todas estas recomendações acima, a possibilidade de sucesso na confecção da pasta americana cobertura será maior, aliados a uma boa dose de paciência e força de vontade para tentar fazer, praticar e treinar muito, que no final ficará tudo lindo. Sucesso!Nancy Neide F

Receitas Relacionadas

Nenhum comentário announcement